quarta-feira, 15 de março de 2017

Cinco personagens marcantes de Jane Austen

Bem, continuando o post sobre Jane Austen, resolvi fazer um top 5 com as personagens mais marcantes de seus romances, em minha opinião. Então vamos lá!

1 – Lady Susan


O romance epistolar de Jane Austen, “Lady Susan”, é o que se difere mais das outras obras da autora. Nele acompanhamos, através de cartas, a história de Lady Susan Vernon, uma viúva que adora intrigas e manipular as pessoas que a cercam. Quando se lê os tramites que Lady Susan planeja, como, por exemplo, o casamento de sua filha Frederica com um homem que ela não suporta, além do próprio casamento. Parece uma personagem detestável, não? Em minha opinião, Lady Susan é sim, detestável. Mas, ao mesmo tempo, é impossível não dar boas risadas com as falcatruas dela, e admira-la por fazer o que bem entende.


2- Elizabeth Bennet

Bem, quem já leu Jane Austen alguma vez na vida, sabe que uma das personagens mais famosas é a tal da Lizzie Bennet, de “Orgulho e Preconceito”. Vinda de uma família com cinco filhas, uma mãe com os nervos problemáticos e um pai indiferente, Elizabeth é aquela personagem que já te encanta na primeira aparição. A moça prefere ler livros a fazer fofoca sobre a sociedade, é sarcástica e fala o que pensa, não importa para quem.

3- Fanny Price

Tem muita gente que lê “Mansfield Park” e acha chato, paradão demais e entediante. A estória em si é devagar, demora um pouco para trazer fortes emoções, mas não deixa de ser incrível. E Fanny, a personagem principal, faz parte desse processo lento. Nascida em uma família pobre, aos dez anos é “adotada” por uma tia e um tio ricos, e passa a viver com eles em sua mansão. Fanny é introvertida, com frequência é esquecida pelos demais personagens, e é tratada como uma criada pela tia ricaça. Além disso, é apaixonada por um primo que não a enxerga. A história dela é dramática, mas Fanny não se deixa abater. Apesar de raramente falar alguma coisa, seus pensamentos demonstram a inteligência e força que ela possui.

4- Emma Woodhouse

Em “Emma”, Jane Austen decide trazer o outro lado da moeda; uma personagem mais rica, bonita, e fútil, daquelas que vemos em todos os seus romances como antagonistas. Em Emma, a protagonista é que tem essas características. Emma gosta de manipular as pessoas, acha que tem direito de fazer o que quiser, e comete vários erros. Diz que nunca irá se casar, pois se acha incapaz de se apaixonar por alguém, mas, ao mesmo tempo, gosta de fazer a “casamenteira”. Ela é aquela personagem que você pode chegar a odiar, por ser fútil e superficial. No entanto, Emma consegue atrair o interesse, e demonstra que o “outro lado” não é de todo mal.

5- Anne Elliot
Quando li “Persuasão” achei Anne uma personagem interessantíssima. Ela tem um pouco das características de todas as personagens de Austen; a introspecção de Fanny, a riqueza e boa posição de Emma, a inocência de Catherine, e a firmeza de Elizabeth. Ela é tudo isso junto, em forma de uma mulher com muito a mostrar, mas com poucas chances para tal. Ela vem de uma família rica, que estava a beira da falência, por causa dos gastos abusivos do pai e da irmã, já tinha sido noiva e ainda guardava uma paixão secreta. Vemos o desenvolver da personagem, a forma como ela consegue ser gentil e resolver todos os problemas com razão.



E você? Faria uma lista diferente? Comente suas opções! 

0 comentários:

Postar um comentário